BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA

Leo Wen, editor da BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) explica o funcionamento e as coleções presentes no site.

A plataforma possui um funcionamento híbrido,estruturado em três eixos:

– é uma base de dados referencial, dedicado à coleta e à difusão de dados bibliográficos;

– é uma biblioteca digital, dando acesso ao conteúdo integral de determinadas publicações;

– é um espaço de reflexão crítica, visando desenvolver (no âmbito interno da plataforma) e estimular (no ambiente sociocultural mais amplo) a pesquisa histórica, teórica e crítica relacionada à fotografia, artes visuais e artes gráficas.

Dado a enorme quantidade de títulos existentes, o desenvolvimento da BDLFfoi estruturado em distintas fases, que correspondem a recortes temáticos, geográficos ou temporais específicos. A primeira etapa da plataforma, desenvolvida ao longo de 2018 e 2019, foi inaugurada em abril de 2020. Este projeto piloto continha aproximadamente 300 publicações, todas elas relacionadas à cidade de Brasília.Em outubro, entretanto, colocamos no ar uma 2ª etapa,que contou com o financiamento do Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo. Esta nova fase está composta por novas coleções temáticas:

•LIVROS DE FOTOGRAFIA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS: refere-se às publicações lançadas entre os anos de 2010 e 2020 em nível nacional, com foco nas editoras de pequeno e médio porte e nas obras auto-publicadas. Publicaremos progressivamenteos catálogos das editoras selecionadas e as edições de autor.Estimamos a inclusão de 1.200–1.400obras nesta fase;

• HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICADA FOTOGRAFIA NO BRASIL: abrange os títulos publicados por pesquisadores(as) brasileiros(as) desde os anos 1940 até os dias de hoje. Estimamos reunir 300–400 obras no total;

• PESQUISAS SOBRE FOTOLIVROS E LIVROS DE ARTISTA: reúne a bibliografia disponível sobre fotolivros e livros de artista, publicada tanto por pesquisadores(as) brasileiros(as) como estrangeiros(as);

• MANUAIS TÉCNICOS: esta coleção refere-se aos manuais técnicos especializados em conservação, preservação, digitalização, documentação, montagem e curadoria de acervos fotográficos. São guias produzidos por especialistas independentes ou por instituições arquivísticas de referência, como o IPHAN, Funarte ou a Biblioteca Nacional.

Todas estas coleções encontram-se em fase de desenvolvimento, e iremos incorporar novos títulos à cada uma delas à medida em que as pesquisas avancem. Em breve, disponibilizaremos também uma nova ferramenta no site, através da qual os(as) autores(as) e editoras poderão nos enviar informações e imagens referentes às suas próprias publicações. Dessa forma, esperamos que a plataforma esteja em constante atualização, graças à colaboração dos pesquisadores(as), autores(as) e editoras em atividade.

SITE: www.livrosdefotografia.org
INSTAGRAM: @livros.de.fotografia
FACEBOOK: www.facebook.com/livros.de.fotografia/

Explore

Sobre arquivos

Las cosas por su nombre

Rodolfo Castellano e seu álbum encotrado na Tristán Narvaja, Montevideo, em 02/01/11 é uma espécie de paradigma indiciário em minha coleção de afetos perdidos.

Chamadas

Paisagem da Espera

Em abril, no início da pandemia, o Matinal Jornalismo e a Planta Estudos Visuais se juntaram para construir um acervo fotográfico. Ao longo das primeiras

Sobre arquivos

Istambul | Orhan Pamuk

Diretamente dos arquivos da web, trazemos um post sobre a Istambul de Orhan Pamuk e seu museu da Inocência.

Shopping Basket