A PLANTA

Acreditamos que falar com a fotografia é falar de um campo expandido e político. É construir a partir de visões de um Brasil e de uma América Latina que se apresentem de formas diversas, multiculturais, multiétnicas e em relação. Acreditamos que não existam assuntos proibidos, mas que ninguém fala pelo outro. É dentro dessa perspectiva que construímos o conselho editorial que definirá nossa agenda e caminhos.

A Planta começou como Planta Baja, em 2016, por ser justamente o andar térreo de outro centro cultural: o Barraco Cultural. Em 2017 nos mudamos para uma casa, um sobrado antigo e com pátio azul. Ali ficou sendo nosso local de balbúrdia e aglomeração. Uma mistura de ateliês coletivos, galeria de exposições, salas de aula. Nesses quase 5 anos, a Planta acolheu mostras coletivas, grupos de estudo, bancas de mestrado, festivais de música e outras atividades.

2020 começou com uma pandemia que nos tirou dos trilhos, nos jogou para o acostamento e nos obrigou a parar para pensar.  A vida não  permitia mais estar fisicamente junto, reunir as pessoas para conversar sobre arte e fotografia, tomar uma cerveja no pátio da casa. Nos vimos na obrigação de buscar alternativas para estarmos em contato, ainda que em lugares separados. Isolamento não é a palavra para o que estamos construindo aqui. Estamos em união de diversas formas. Talvez não da forma como gostaríamos, mas produzindo afeto e resistência.

Nosso conselho está em constante formação e tem como papel fundamental difundir e discutir trabalhos e pesquisas atentando para a pluralidade e diversidade de propostas, perfis e enfoques.

Quem somos?

BR:

Pétala Lopes (SP) / Alexandre Sequeira (PA) / Letícia Lampert (RS) / Leonardo Wen (BSB) / Luiz Baltar (RJ) / Maurício Pokemon (PI) / Paulo Fehlauer (SP) / Daniela Paoliello (MG) / Marina Chiapinotto (RS) / Maíra Gamarra (AL) / Mariana David (BA) / Leo Caobelli (RS) / Cristano Sant´Anna (RS) / Vicente Carcuchinski (RS) / Giordano Toldo (RS) / José Calimero (RS)

LATAM:

Sub.coop (AR) / Federico Estol (UY) / Diego Vidart (UY) / Colectivo Caja de Cartón (CL) / Jeison Riascos (COL)

EU:

Joana Burd (BAC) / Rafael Jacinto (IT)

Explore

Câmera 8

Um mapa para a memória

Ao reencontrarmos a cidade, após a pandemia, estaremos distante daquela presente em nossas memórias.

Shopping Basket